“Isto diz respeito ao seguinte trecho: “Este sutra
é difícil de manter”. De acordo com Acharya Ben, o senhor lhe disse: “Tenho
praticado este Sutra do Lótus corretamente desde o ano passado, quando o senhor
disse que aqueles que abraçam este sutra “desfrutarão paz e segurança na
presente existência e boa circunstâncias nas existências futuras.
No entanto, em vez disso, uma chuva de grandes
adversidades recai sobre mim.”
Isto está correto ou o que ele me relatou é falso?
De qualquer maneira aproveitarei esta oportunidade para esclarecer quaisquer
dúvidas que o senhor possa ter.
Uma frase do Sutra do Lótus diz que ele é “o mais
difícil de compreender”. Muitos ouvem sobre este Sutra e o aceitam, mas quando
grandes obstáculos surgem, exatamente como lhes foi dito que ocorreria, são
raras as pessoas que mantém firme este pensamento sem esquecê-lo. Aceitar é
fácil; manter é difícil. Porém, para se atingir o estado de buda é necessário
manter a fé. Aqueles que mantém este
sutra devem estar preparados para enfrentar dificuldades. No entanto, é
certo que eles “atingirão rapidamente o insuperável caminho do buda.” “Manter” significa ter no coração o
Nam-myoho-rengue-kyo, o princípio primordial para todos os budas das
três existências. No sutra consta: “Protegeremos e manteremos o que o buda nos
confiou.” O grande mestre Tiantai afirmou: “A pessoa aceita por causa do poder
de sua fé e continua por causa do poder de seu pensamento firme e constante.”Em
outra parte do sutra consta o seguinte: “Este sutra é difícil de manter; se
alguém puder mantê-lo ainda que por pouco tempo, eu certamente me alegrarei,
assim como todos os outros budas.”
O fogo arde com ainda mais intensidade quando se
adiciona lenha, e o kalakula aumenta
de tamanho quando o vento sopra com mais força. O pinheiro vive dez mil anos,
por isso, seus galhos podem ser
envergados e retorcidos. O devoto do Sutra do Lótus é como o fogo e o kalakula, ao passo que as perseguições
que ele enfrenta são como a lenha e o vento. O devoto do Sutra do Lótus é
Aquele que Assim Chega, cuja extensão de vida é imensurável; por essa razão, é
natural que enfrente adversidades em sua prática, assim como os ramos do
pinheiro são envergados ou quebrados. De agora em diante, lembre-se sempre
destas palavras: “Este sutra é difícil de manter.”
Cenário
Histórico
Esta carta foi escrita por Nitiren Daishonin e
endereçada a seu fiel discípulo Shingo Kingo, quando este enfrentava inúmeras
adversidades como a perseguição de seus colegas samurais e a pressão de seu
lorde para que abandonasse a fé no Sutra de Lótus.
Nesta carta, Daishonin incentiva seu discípulo a
manter a fé no Sutra e a permanecer firme na prática mesmo diante das
perseguições sofridas, pois, somente mantendo a fé poderia atingir o estado de
buda.
Daishonin elucida ainda que aqueles que seguem seus
ensinos e mantêm a fé no Sutra de Lótus deverão estar preparados para enfrentar
dificuldades. Isto ocorre pela função dos três obstáculos e das quatro maldades
(sansho shima), são eles:
“1 - Bonno-sho: Obstáculo
dos desejos mundanos, ou obstáculos que provêm dos três venenos da avareza, ira
e estupidez.
2 - Go-sho: Obstáculo do carma, ou
obstáculo proveniente do mau carma criado por cometer qualquer um dos cinco
pecados capitais ou dez maus atos. Esta categoria também é interpretada como
oposição das esposas ou dos filhos.
3 - Ho-sho: Obstáculo da retribuição,
ou obstáculo devido à dolorosa retribuição pela ação dos três maus caminhos.
Esta categoria também indica os obstáculos causados por soberanos, pais ou
outras pessoas que exercem algum tipo de autoridade.
As quatro maldades (Shima) são:
1 - On-ma: A maldade dos cinco
componentes, isto é, os impedimentos causados pelas funções físicas e mentais.
2 - Bonno-ma: Impedimentos dos desejos
mundanos que surgem dos três venenos.
3 - Shi-ma: Impedimentos causados pela
morte. Devido ao medo e ao sofrimento que ela vincula, pode obstruir a prática
do budismo.
4 - Tenshi-ma: Impedimento causado pelo
Demônio do Sexto Céu. Esta maldade é comumente manifestada na forma de opressão
por homens de poder.” *
Enfim, neste
gosho Nitiren Daishonin elucida que manter a fé no Sutra de Lótus exige do
praticante uma postura firme e determinada, pois poderá, em algum momento de
sua prática, se deparar com a ação de maldades e obstáculos.
*(Sobre “Os três obstáculos e as quatro
maldades”, ver mais em: http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/sansho.htm)
Espetaculo maravilhoso estudo obrigado
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa.
Boa sorte!!!